domingo, 17 de junho de 2007

Superman - O Retorno

Nesta Sexta, o Roberto nos mostrou várias pontes que o filme Superman, o retorno, mostra da nossa cultura à História de Deus.
Dentre as várias perguntas que se levantam a respeito de se utilizar um filme para reconhecer o que a Bíblia fala, temos várias respostas também. Porém, sem querer fazer um tratado a esse respeito, acreditamos que a arte, incluindo as estórias que são contadas no mundo, refletem o interior dos artistas que as promovem e do povo que é representado pelo artista, por isso, nada melhor que levantarmos essas pontes para se aproveitar delas para mostrar o que Deus tem para cada um de nós, assim como Jesus fazia com as parábolas. No meu post a esse respeito em meu blog falo um pouco mais sobre isso.
O filme fala da volta do Superman depois de bastante tempo ausente de Metrópolis, e mostra um misto de reações entre o povo que vibra com a sua volta e a repórter Lois Lane, que se tinha se tornado bastante cética a respeito da sua necessidade como salvador da humanidade. A esse ceticismo, Superman responde que embora ela não reconheça a necessidade de um salvador para o mundo, ele, que consegue ouvir as vozes do mundo inteiro, ouve a todo o momento as pessoas clamando por um salvador. Me faz lembrar Jesus quando olhava para o povo e via como ovelhas que não tínham pastor.
O Roberto destacou também as palavras do pai do Superman, que, de uma forma até bem calvinista, detalha a natureza das pessoas do planeta Terra como pessoas que querem fazer o bem e não conseguem, e define a missão do Superman, seu único filho, como um líder que motive e modele o povo a fazer o que é bom. A Bíblia mostra Jesus como a luz do mundo, e nós, que à medida que abraçamos seu evangelho, como refletindo sua luz quando falamos da sua mensagem aos outros e ensinamos esse evangelho.
Finalmente, temos o papel do Lex Luthor, a quem o Superman vê como uma distorção doentia a respeito do que seria bom, que manifesta o desejo de promover a divisão do poder que o Superman tinha para as pessoas, mas ter uma remuneração desse trabalho. Como na queda do homem, quando o diabo prometeu que o Adão e Eva seriam como deuses se desobedecessem ao que Deus havia falado, depois disso, o diabo não estava mais sozinho em caminhar contra Deus, ele ganhou seguidores.
O Mundo precisa de um salvador, foi por isso que Jesus veio, para ser um exemplo do que significa ser gente, mas muito mais que isso, para ser seu Deus, para salvar-nos de nós mesmos e manifestar essa luz que está acessível a todo mundo.