quinta-feira, 13 de julho de 2006

Para se pensar

Algumas frases, onde o tema é igreja ou comunidade, que chamam a minha atenção:

“Hoje em dia, um dos nossos aliados¹ é a própria igreja. Mas não me compreenda mal: eu não estou falando da Igreja que se propaga através do tempo e do espaço, ancorada na Eternidade, terrível como um exército agitando seus estandartes. Felizmente, é algo praticamente invisível aos humanos. Tudo o que o seu paciente² vê é o prédio gótico ainda pela metade, em construção, um simulacro. (...) Quando ele senta num banco e olha em volta, vê apenas as pessoas que evitara até então”.
(Trecho de uma das Cartas de um diabo ao seu aprendiz, livro escrito por C S. Lewis em 1942)
Notas:
¹. "nossos aliados": refere-se aos "demônios", pois Lewis retrata, de forma muito bem humorada, uma suposta carta entre estas entidades;
². "paciente": no livro, refere-se a um cristão recém convertido (na igreja anglicana).


“Na religião, como em tudo na vida, satisfação é coisa que não obtemos procurando por ela. Se procurarmos a verdade, poderemos encontrar a satisfação no fim; se procurarmos primeiro a satisfação,não encontraremos nem a satisfação nem a verdade, apenas adulação e a falsa esperança e, no fim, o desespero”.
(C. S. Lewis, em Cristianismo Puro e Simples)

“Quando vamos à igreja, escutamos o telégrafo secreto de nossos amigos: esta é a razão pela qual o inimigo está tão interessado em nos impedir de ir à igreja. Ele faz isso jogando com a nossa vaidade, preguiça e esnobismo intelectual”.
(C. S. Lewis, em Cristianismo Puro e Simples)

“A igreja não satisfaz expectativas, celebra mistérios”.
(Carlo Maria Martini, em Em que crêem os que não crêem?)

“Não se deixe seduzir pelos poderes do mal que aprisionam aqueles que você deseja libertar. Volte sempre àqueles a quem pertence e que o mantêm na luz. É essa luz que você deseja levar à escuridão. Não há ninguém a quem deva temer, desde que permaneça ancorado com segurança em sua comunidade. Assim, pode espalhar a luz forte e difusa”.
(Henri Nouwen, em A Voz íntima do amor)