quinta-feira, 13 de julho de 2006

Para se pensar

Algumas frases, onde o tema é igreja ou comunidade, que chamam a minha atenção:

“Hoje em dia, um dos nossos aliados¹ é a própria igreja. Mas não me compreenda mal: eu não estou falando da Igreja que se propaga através do tempo e do espaço, ancorada na Eternidade, terrível como um exército agitando seus estandartes. Felizmente, é algo praticamente invisível aos humanos. Tudo o que o seu paciente² vê é o prédio gótico ainda pela metade, em construção, um simulacro. (...) Quando ele senta num banco e olha em volta, vê apenas as pessoas que evitara até então”.
(Trecho de uma das Cartas de um diabo ao seu aprendiz, livro escrito por C S. Lewis em 1942)
Notas:
¹. "nossos aliados": refere-se aos "demônios", pois Lewis retrata, de forma muito bem humorada, uma suposta carta entre estas entidades;
². "paciente": no livro, refere-se a um cristão recém convertido (na igreja anglicana).


“Na religião, como em tudo na vida, satisfação é coisa que não obtemos procurando por ela. Se procurarmos a verdade, poderemos encontrar a satisfação no fim; se procurarmos primeiro a satisfação,não encontraremos nem a satisfação nem a verdade, apenas adulação e a falsa esperança e, no fim, o desespero”.
(C. S. Lewis, em Cristianismo Puro e Simples)

“Quando vamos à igreja, escutamos o telégrafo secreto de nossos amigos: esta é a razão pela qual o inimigo está tão interessado em nos impedir de ir à igreja. Ele faz isso jogando com a nossa vaidade, preguiça e esnobismo intelectual”.
(C. S. Lewis, em Cristianismo Puro e Simples)

“A igreja não satisfaz expectativas, celebra mistérios”.
(Carlo Maria Martini, em Em que crêem os que não crêem?)

“Não se deixe seduzir pelos poderes do mal que aprisionam aqueles que você deseja libertar. Volte sempre àqueles a quem pertence e que o mantêm na luz. É essa luz que você deseja levar à escuridão. Não há ninguém a quem deva temer, desde que permaneça ancorado com segurança em sua comunidade. Assim, pode espalhar a luz forte e difusa”.
(Henri Nouwen, em A Voz íntima do amor)

sábado, 8 de julho de 2006

Chuva

Pudemos assistir ao vídeo "Rain" feito pelo Nooma. Nessa mensagem, Rob Bell nos conta de uma experiência que teve com seu filho quando saiu para dar uma caminhada com o nenê nas costas em um dia muito bonito, no meio da caminhada o dia começou a fechar e começou a cair uma chuva tremenda, no começo, ele cobriu o nenê com o capuz, mas o nenê logo tirou o capuz da cabeça(como o Pedro sempre faz) e continuou caminhando. À medida que a chuva apertou, o nenê começou a reclamar e a gritar pela chuva e por estar tão molhado, o pastor percebendo o inconforto do filho, tirou-o de suas costas e o levou agarrado a si sempre repetindo: "Eu te amo, papai sabe o caminho de casa, nós vamos conseguir chegar em casa".
À medida que o pastor contava a estória fomos lembrados de algumas coisas:

  • A chuva é certa, sempre chove. Quando Jesus contou a estória das casas construídas na areia e na rocha (Mt 7:24-27), sua diferença era apenas como estavam preparados para enfrentar a chuva, a chuva viria para ambos, não somos poupados das chuvas mesmo se escolhemos o caminho de Jesus.

  • Deus chama os cansados e sobrecarregados. Muitos pensam que devemos buscar a Deus quando estivermos com nossas vidas resolvidas, mas Deus chama a todos que precisamos realmente Dele. No último livro que li o autor lembrava que estar com Cristo é precisar de um salvador. Precisamos reconhecer o quanto nos perdemos em nossos caminhos, o quanto estragamos nossa vida com nossa natureza de pecado e o quanto precisamos que Deus nos leve para casa. Muitos dos salmos nos lembram do quanto podemos clamar a Deus por seu socorro e salvação, e Deus vem nos socorrer.

  • Deus mostra seu amor com seu socorro a nós, quando estamos perdidos, o prazer de Deus é nos socorrer pois aí é que Ele mostra e deixa muito claro seu amor por nós "Vocês viram como o Senhor, o seu Deus, os carregou, como um pai carrega seu filho, por todo o caminho que percorram até chegarem a este lugar" (Dt 1:31)

  • Com uma inspiração dessa, pudemos conversar, reconhecer as tempestades que nos sobrevêem e orar.
    Algumas perguntas nos ajudam a refletir melhor a respeito, fique à vontade em continuar a discussão e comentar:
    - Você acha que Deus nos põe de propósito em provas? Não teria algum meio mais fácil para aprendermos?
    - Você já agiu como se tudo estivesse bem quando na verdade não estava? Por que fazemos isso?
    - Como a bagunça da sua vida se parece? Essa bagunça está te atrapalhando de clamar a Deus?
    - Você tem alguém em sua vida por quem você faria tudo? Como você acha que Deus se sente a esse respeito por você?
    - Está chovendo hoje pra você? Quer que oremos?