segunda-feira, 8 de janeiro de 2007


As adversidades em 2.006 fizeram de você uma pipoca ou um piruá?

A transição de um tempo para outro, o final de um ano e o início de um novo tempo nos levam, muitas vezes, inconscientemente, a conferir o extrato da nossa caminhada. Avaliações, expectativas, novos projetos. Dentre as informações que recebemos no extrato está o registro de como lidamos com as adversidades, com os contra-tempos. Nesse tempo de fim-recomeço, a forma como lidamos com a vida vai se tornando um pouco mais visível e os seus efeitos também. Ao longo da vida algumas pessoas se tornam amargas, outras maduras.Quem me levou a refletir sobre esse tema, em Paulo, foi o Ricardo Agreste. Em sua série: Pra viver e não se arrepender, ele desenvolve algumas fontes de amargura e alguns princípios para lidar com essas adversidades, pois, não existe imunidade contra elas, enquanto aguardamos a eternidade. Essas observações estão na 2ª carta de Paulo a Timóteo, no capítulo 4. Provavelmente, as últimas palavras registradas do apóstolo.
I- Fontes de amargura:
§ gente íntima que abortou projetos e relacionamentos. O verso 10 diz que Demas, tendo amado o presente século, opta por romper com uma caminhada íntima com Paulo, abortar os sonhos comuns e sinalizar favoravelmente a última novidade. Provavelmente, Demas pula do barco motivado pela prisão de Paulo, pelo seu sofrimento em nome do evangelho.
§ acusações injustas - Alexandre, o latoeiro, é alguém que produz acusações indevidas a respeito de Paulo. A acusação é que Paulo não é integro. O que ele diz contradiz o que ele faz.
§ indiferença na adversidade (solidão) – Paulo diz que, na audiência preliminar de seu processo, todos fugiram como coelhos assustados e ninguém ficou ao lado dele. Além de estar sendo acusado injustamente, é difamado em sua própria comunidade e recebe de pessoas que ele doou tempo e energia, indiferença. Essa postura tem maior poder de amargar do que o ódio declarado. Diante desse quadro, a pergunta é: Paulo azedou? A amargura o prendeu em si mesmo ou ele superou, virou a página e continuou a caminhada? O texto mostra que Paulo optou pelo caminho da maturidade, do amor incondicional, do serviço, da maturidade.
II – Como lidar com as adversidades?
§ Paulo escreveu um novo capítulo (na sua história e na de quem o decepcionou). O verso 11 registra um pedido de Paulo que precisa ser entendido dentro do seu contexto. Marcos foi o pivô da separação intensa de Paulo e Barnabé. Paulo o considerava inadequado para fazer parte da sua equipe e tinha razões fortes para isso. Mas, agora, provavelmente 20 ou 30 anos depois, ele pede para Timóteo trazer a Marcos, porque ele fará parte de sua equipe ministerial.
§ Entregou a situação a Deus (integridade-reputação). A segunda parte do verso 14 mostra a serenidade e maturidade de Paulo. Diante de todas as acusações de Alexandre, ele não fica refém de sua reputação. A razão? Integridade: quem realmente somos diante de Deus e de nós mesmos nos faz descansar em Deus e deixar que ele cuide do que falam de nós.
§ Ele exercitou perdão. O verso 16 mostra que Paulo tomou uma decisão séria. Oferecer incondicionalidade para aqueles que tem uma história com ele. Paulo ora para que a atitude de indiferença, as acusações injustas, o abandono, sejam perdoados por Deus.Encerro com uma história de Rubem Alves, escritor de Campinas: Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo, ansiedade, depressão — sofrimentos cujas causas ignoramos. Sem fogo, o sofrimento diminui e com isso a possibilidade da grande transformação. Em Minas, todo mundo sabe o que é piruá. É o milho de pipoca que se recusa a estourar. Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém.
As adversidades em 2.006 fizeram de você uma pipoca ou um piruá?