domingo, 4 de novembro de 2007

Breathe - Respiração

Acho que de todos os Nooma's que a gente assistiu, esse é o tipo de vídeo que mereceria que dedicássemos mais tempo, principalmente quando se tem tantos nenês querendo chamar a atenção, o que dá aos nossos encontros um gosto bastante especial, mesmo assim, Rob Bell fez de Breathe, um dos Noomas mais líricos de sua série.
A primeira ilustração trazida pelo pastor é a de Moisés, em um momento que vê uma moita que queimava mas não se consumia, vê da moita a voz de Deus mandando-o tirar os sapatos, pois aquele lugar era santo. Ora, Moisés conhecia aquele lugar há 40 anos de andar por lá, a questão não era se aquele lugar tinha se tornado santo de uma hora para outra, o lugar era o mesmo, a questão era que Moisés tinha reparado que aquele lugar era santo. E a pergunta que nos acompanha durante essa mensagem: será que estamos em lugar santo e não reparamos?
E ele começa a entrar em um caminho bem inusitado, quando Deus se identifica, a escritura Hebraica cita Seu nome com as letras Y,H,V,H pronunciadas: Yod, Heh, Vav, Heh a escritura Hebraica reunia letras que formavam uma palavra impronunciável, os hebreus acreditavam que o nome era impronunciável, pois juntas, essencialmente formavam o som da respiração: Yod, Heh, Vav, Heh. Seria o nome de Deus o som da respiração?
"Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente" Gênesis 2:7

A primeira coisa que um nenê precisa para viver é o grito para respirar até o final da vida quando deixa a vida deixando também a respiração. Será que a pessoa morre quando não puder mais pronunciar o nome de Deus?O paradoxo aumenta quando tomamos ciência do quanto somos frágeis e vulneráveis, viemos do pó, mas ao mesmo tempo temos o fôlego do criador do universo. Há o fôlego divino em cada ser humano. Na Bíblia, as palavras respiração e Espírito são as mesmas. A respiração tem uma função de limpeza do nosso organismo que é bem semelhante ao trabalho do Espírito Santo em nossas vidas, quando deixamos que Deus entre, sabemos o que precisamos tirar para fora de nossas vidas, deixamos um passado que nos atrapalha e nos intoxica e colocamos para fora permitindo que o Espírito nos santifique.
"Você é uma criação de Deus. O fôlego divino está fluindo em você e está na pessoa ao seu lado e na pessoa ao lado dela. Você está em lugar santo. Há uma divindade nas pessoas ao nosso redor e na forma que tratamos estas pessoas. Jesus falou que o que fizermos a elas fazemos a Ele. Que você possa ver que Deus está aqui conosco em TODO o tempo. Que você possa ver que o lugar em que você está é santo. E à medida que baixamos o rítmo, estejamos cientes que é em Yod, Heh, Vav, Heh que vivemos, nos movemos e respiramos"

- Você já pensou no nome de Deus ser algo totalmente diferente de um nome em si?
- Se o nome de Deus é o som da respiração, como isso alteraria a forma como você se vê como um ser vivente? Como isso mudaria a forma de você ver outras pessoas?
- O que você tem em sua vida que tem que tirar para fora - que você precisa expirar?
- O que você tem que fazer em sua vida para estar certo de que você está em um lugar santo?