domingo, 17 de setembro de 2006

No caminho de Emaús

Nesse primeiro café semanal do nosso grupo base, tivemos uma meditação no texto do livro de Lucas 24:13-33, esse texto fala do encontro de Jesus após sua ressurreição com dois discípulos, eram discípulos que se encontravam extremamente frustrados, haviam apostado todas as suas fichas no movimento de Jesus, e ao verem-no morrer, chegaram a perceber que estavam em um barco furado, Jesus não estava mais com eles, ele não se tornou rei nem libertou-os do Império Romano, coisas que todo o povo ansiava naquela época.
Diante daquela frustração, Jesus chama a atenção deles como falando "Vocês não entenderam direito!" e passa a apresentar-lhes qual era o Plano A segundo a Escritura, parece brincadeira, mas quando eles percebem que ele era o próprio Cristo que estava com eles, Jesus some!
A ficha caiu, eles não precisavam ficar frustrados, no entanto, eles voltaram para Jerusalém, a fonte de toda a frustração deles e o ponto de partida para que eles partissem para o futuro.
Em um momento que vislumbramos o sonho de um futuro com uma comunidade no nosso bairro do Mandaqui, é importante que reconheçamos o passado que nos pesa, nos frustra, e atrapalha caminharmos para frente. Não precisamos estar com toda nossa vida resolvida, pois ninguém tem sua vida totalmente resolvida, no entanto é muito importante reconhecermos as mágoas do passado e trabalharmos com elas diante de Deus para que elas não nos atrapalhem na nossa caminhada para o futuro.