domingo, 1 de outubro de 2006

Poder ou dependência

No segundo livro de Samuel 7:1-17, vemos um Davi que já havia passado muito a fase da vitória sobre Golias, ele já era um grande rei, teve vitória sobre muitos inimigos, era muito famoso e não teria o menor perigo de não ganhar uma eleição no primeiro turno.
Como era poderoso e rico, reparou que morava em casas poderosíssimas, mas a arca, símbolo da presença de Deus naquela época ainda estava em uma tenda, incomodado, relevou a Natã sua vontade de construir um suntuoso templo para Deus. Natã, com aquele ar de "já era tempo!" já disparou para Davi que aquilo era a vontade de Deus, o que haveria de mal? Construir um templo para Deus tinha tudo a ver com sua vontade!
Mas a noite se tornou insone para Natã, pois Deus o buscou para que dissesse a Davi que Ele não precisava dessa oferta de Davi, mais importante, mandou Davi revisitar sua história:
"Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu o tirei das pastagens, onde você cuidava dos rebanhos, para ser o soberano de Israel, o meu povo"
Se Davi pensava que ele "agora estava podendo!", Deus abre os olhos dele para enxergar quem é que pode!
Em um momento que queremos ser comunidade, precisamos saber de onde saímos, precisamos lembrar desses momentos de café juntos, como fazíamos para ministrar às crianças, como fazíamos para nos ajuntar, rever as fotos que tiramos etc. É necessário saber de onde saímos e reconhecer todas as vitórias como a ação do Senhor Deus das comunidades, é importante mantermos a dependência para enxergar que não vamos conseguir nada se Deus não estiver conosco.

A partir desse dia, marcamos nossos encontros semanais para as sextas-feiras, onde buscaríamos compartilhar com amigos essa caminhada, vamos também manter o primeiro domingo de manhã para um café com o grupo base.