sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Ouvindo a voz de Deus

Na sexta-feira passada conversamos sobre a importância de termos uma relação com Deus através de sua palavra. Uma equação foi proposta:Ouvir + compreender + agir= transformação= desafiar a outros
Conversamos sobre o texto de Esdras 7:10. Três verbos nos chamam atenção nesse texto: dispor, cumprir e ensinar.
A ação de Deus em nos levar ao encontro dele mesmo, pela sua palavra, fica claro. Disposição é algo que Deus coloca em nosso coração. É sempre uma iniciativa dele. Cumprir (executar, obedecer), desafiar a outros a conduzirem a vida diante da obscuridade das multiplas opções pelo facho de luz da palavra de Deus, é ação de Deus em nós também (Salmo 119:105). Há uma canção do Jorge Camargo, chamada integridade que exemplifica o que estamos falando. INTEGRIDADE: “... palavras que dão sentido ao que eu faço com atos que autenticam o que eu digo...”.
Três temas de Esdras e Neemias são encontrados nos decreto de Ciro (Esdras 1:2-4) como resultado da ação de Deus na história reconfigurando o cenário geopolítico da época. A reconstrução do templo, a comunidade como um todo á ativa no processo redentivo de Deus na história e a palavra escrita de Deus é uma ferramenta fundamental na realização dos seu mover. (Vale a pena dar uma olhada em Is. 43, quando Deus pergunta ao seu povo: “ Eis que faço coisas novas, por acaso não o percebeis”.
Um outro aspecto que chama a atenção é a consciência que Esdras possui sobre a razão do seu sucesso:o mover de Deus na história.

Deixei três perguntas para voltarmos a conversar um pouco mais no próximo sábado:

1.Defina, com o auxílio de um dicionário, os quatro verbos de Esdras 7:10 (dispor, buscar,cumprir e ensinar)

2. Como tem sido a sua relação com a palavra de Deus nos últimos tempos?
3. As suas conquistas passam pela convicção de que elas são uma conseqüência do mover de Deus na história?