quinta-feira, 29 de março de 2007

Pedras no caminho... O relativismo


Lucas 15
Uma parábola da espiritualidade cristã
"O filho mais novo"

“Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente”. (Lc.15:13)
Henry Nouwen diz que a primeira fase que experimentamos em nossas vidas, é a experiência de ser o filho mais novo. É a fase, ou as fases da vida, caracterizadas por intensa atividade, acompanhada de profunda frustração, solidão e vazio. Apesar do reconhecimento, do sucesso, da popularidade, das conquistas, essa fase da nossa vida é marcada por cansaço e pela sensação de se sentir sem um lar. É quando pedimos para “sair” de casa.
Pedir para sair de casa em outras palavras é romper com a nossa própria história, com a nossa origem, com a nossa paternidade, com os nossos valores. A conversa entre o filho mais novo e o seu pai poderia ser assim descrita:

Pai: Filho eu te ofereço amor
Filho: Mas eu quero, desejo, experimentar o medo
Pai: Conviva com os seus limites e vulnerabilidades
Filho: Eu prefiro o poder e a manipulação
Pai: Faça como seu irmão mais velho, Jesus. Deixe suas dores e feridas lhe transformar em um curador ferido
Filho: Eu prefiro o sucesso, a individualidade
Pai: Olhe para a relação que seu irmão, Jesus, tem comigo, com o Espírito Santo e com os seus irmãos
Filho: Obrigado, prefiro a funcionalidade à vida comunitária. Prefiro o gosto do empreendedor de sucesso ao abraço fraterno e inútil.

ORAÇÃO: Deus me ajude a perceber que não há outro lugar além de ti onde eu possa encontrar a verdadeira realização. Livre-me de sair de casa em busca do nada. Mas se sair, que eu nunca me esqueça do seu abraço que me aguarda.

Roberto Ferreira