domingo, 6 de agosto de 2006

Domingo


Ontem assistimos ao vídeo "Sunday" do Nooma. Rob Bell, como nós, cresceu na igreja, mas ele colocou algumas inquietações que nos desafiaram a pensar: Será que tudo isso que vemos como igreja hoje era o que Deus tinha em mente?
O pastor apresentou várias oportunidades que mostravam que Jesus recebia muito bem a qualquer um que apresentasse sinceridade em sua busca por Deus a dispeito de qualquer problema que tivesse, mas era implacável com aqueles que mostravam seguir a Deus mas faziam realmente mal a todos os seus seguidores (Mt 23:1-7), a preocupação dos que estavam à frente da igreja era muito mais parecer importante aos outros do que seguir a Deus. Fico pensando no quão semelhante é o ambiente cristão hoje.
Tivemos um exemplo interessante: um marido leva flores a sua mulher, ela fica contente mas ele fala que é sua obrigação dar-lhe flores, ou que elas estavam baratas e resolveu comprá-las ou que sabia que ela iria precisar delas. Toda mulher detestaria o presente assim, pois ela não quer suas flores, quer seu coração.
E vemos Deus mostrando um desgosto enorme pelas reuniões religiosas que expressavam boas palavras mas corações vazios de pessoas que eram grandes crentes no culto, mas não se preocupavam com as pessoas no dia a dia.
Por que você vai ao culto? Por que você dá o dízimo? Por que você oferta? Seu coração reflete o seu sacrifício?
É de se pensar muito, pensamos no quanto o domingo pode ser rotineiro e deixarmos de pensar no por quê de tudo que fazemos, pensamos no quanto gastamos tanto tempo para o domingo e desprezamos o que é a igreja nos outros dias da semana.
Mas o que é igreja?
"é um edifício? É uma hora na semana?
Igreja é pessoas cujos corações batem cada vez mais como o coração de Deus"

Seu coração se interessa pelo que Deus se interessa? Pelo que Deus se interessa hoje no mundo?
"Sejamos honestos. Muitas pessoas confundem religião com Deus e fogem dos dois. O negócio não é o Cristianismo. O negócio é ser cristão. O que significa ser um seguidor de Jesus. É estar conectado com tudo o que é verdadeiro e bom e justo. E tudo isso nos lembra que há muito mais coisas ao nosso redor do que podemos imaginar.
E ser cristão assim poderia ser mais bonito?"