sábado, 19 de agosto de 2006

Ritmo

Quando você ouve a palavra "Deus", o que vem à sua mente?
Ontem assistimos ao vídeo "Rhythm", do Nooma, Rob Bell colocou algumas expressões de pessoas que mostram algum relacionamento com Deus creditando a Ele ter conseguido uma boa vaga em um estacionamento de Shopping Center, ou uma cura de um parente em detrimento da morte de um outro amigo no outro dia, ou de uma pessoa que conseguiu uma pexincha em uma roupa que queria. Será que Deus não é alguém que estaria interessado em coisas maiores como evitar Terremotos a curar algumas pessoas ou arrumar vagas para pessoas em estacionamento?
"Para muitas pessoas, o conceito de Deus é construído ao redor de um Deus que está fora de tudo, alguém que está em algum outro lugar, um Deus que fez o mundo mas se mantém fora dele e vê de algum lugar vantajoso, um Deus que está fora, e de tempo em tempo vem para cá"

Um Deus assim tem exigido que muitos tenham que provar sua existência, vemos na Bíblia que os autores bíblicos não vêem a necessidade de provar a existência de Deus, senão em mostrar o que Ele é.
"Disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou" (Êxodo 3:14)
Por isso, o pastor vê Deus como uma música, uma canção linda que é tocada no mundo inteiro em todas as épocas que muitos corações têm ouvido. E a questão nem é se essa música existe ou não ou se cantamos ou não a música, mas o quanto estamos em sintonia com ela.
O plano de Deus incluiu que Jesus viesse a terra para mostrar quem Ele é, assim é muito mais fácil de entender, a bondade, perdão, generosidade de Cristo mostram o quanto Deus é assim também, algo que podemos compreender muito mais do que muitos tratados ou descrições.
Falou também como muita gente pode entender tudo de música e conhecer técnicas que lhe permitem ouvir muito mais do que os ouvidos menos treinados, é possível para ele aproveitar menos da música do que alguém que até não chegou a conhecê-la tanto assim. Há muita gente que pode ser um grande erudito mas perder o relacionamento com Deus enquanto pessoas que estão engatinhando na fé, podem estar muito mais acostumadas a ouvir "a música".
Quando alguém mostra algum ato generoso ou abnegado, é alguém que está naquele momento em sintonia com o que Deus está promovendo, quando vemos um ato egoista ou mesquinho é um momento em que estamos fora do tom.
A dispeito de nossa visão do quanto Deus tem o controle de nosso dia a dia total ou não, aprendemos com essa mensagem que nosso dia a dia com Deus é mostrado muito mais no quanto fazemos está de acordo com o que Deus se interessa do que o que imaginamos o que ele faça ou tenha que fazer para nós.
"Que você perceba que a música está escrita em seu coração. E quando você viver em sintonia com a música, no tom do criador do universo, então você vai perceber que ESTÁ em relacionamento com o Deus vivo"