terça-feira, 29 de agosto de 2006

Funcionamento musical

A propósito do nosso último encontro, lembrei-me de um texto que escrevi em 21/10/2004 e transcrevo (com pequenas modificações):

Acabo de chegar de uma apresentação da fantástica Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), regida pelo fabuloso John Neschling, que também é seu diretor artístico.Sua trajetória à frente da orquestra e as mudanças radicais impostas trouxeram um resultado fenomenal, não só nos integrantes, mas também no espaço conquistado para ensaios e apresentações.

Mas, resolvi escrever pois, ao ouivr a orquestra na Sala São Paulo, acabei por fazer uma analogia da comparação que o apóstolo Paulo faz, entre o corpo de Cristo e o nosso próprio corpo, nossos membros, na carta que escreveu para a igreja em Roma (Romanos 12).

Penso que se Paulo estivesse na Sala São Paulo hoje, poderia fazer a comparação com uma orquestra. Vejamos: Uma orquestra não é nada sem um regente. E o regente precisa ser expert, saber tudo sobre os instrumentos, sobre acústica, sobre as obras e sobre os compositores.Uma orquestra não funciona sem músicos. E dos mais diferentes instrumentos. Por exemplo, na formação da orquestra sinfônica temos violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, trombones, tuba e percussão diversificada. Sem contar nas "participações especiais" do piano, harpa, etc. Cada músico, nas boas orquestras, especializa-se um um tipo de instrumento. Conhece-o, domina-o e o executa perfeitamente. Dedica seu tempo para o estudo e aprimoramento. E, quase sempre, acaba por ser professor, ensinando a outros a arte de tocar bem.

A linguagem musical deve ser dominada por todos, regente e músicos, e vem expressa através de uma notação: a partitura. Para executar uma obra musical, todos devem estar familiarizados com a partitura. E é interessante notar que o músico não olha somente para a partitura. É um olhar constante entre a partitura e o regente. O regente crê que o músico conhece a partitura e cobra dele uma execução perfeita, dando as nuances que acredita serem importantes. E também vai notar os erros e desafinadas.E há uma platéia.

A "nuvem de testemunhas" é a audiência, que vai perceber se a orquestra está afinada, se forma "um só corpo", se obedece a regência, se há uniformidade na diversidade de instrumentos e pessoas.

Recebemos uma "partitura" do nosso "regente": a Bíblia sagrada. Devemos conhecê-la profundamente, para a executarmos com perfeição. Ao mesmo tempo, devemos ter nossos olhares fitos no regente, atentos às nuances que ele quer dar em nossas vidas. Devemos também conhecer e aprimorar nossos dons, que são os instrumentos espirituais graciosamente concedidos a cada um de nós.

Devemos funcionar como uma orquestra una, não querendo aparecer mais do que os outros. Cada instrumento tem sua finalidade, seu timbre, seu momento. Assim também nós. E não devemos nos esquecer da "platéia", que está atenta às nossas desafinadas.Não é fácil uma orquestra funcionar adequadamente. Já participei de uma e sei o quanto é difícil. Horas de ensaio e dedicação, esforço e tempo dispensados, além de paciência e compreensão entre os músicos. Muitas vezes o regente nos cobra aquilo que está explícito na partitura. Mas também é preciso conhecer profundamente o regente, para saber/sentir qual sua vontade.

Como tem sido nossa vida cristã? Nosso dia-a-dia? Nossos relacionamentos? Uma suave sinfonia?

sábado, 19 de agosto de 2006

Ritmo

Quando você ouve a palavra "Deus", o que vem à sua mente?
Ontem assistimos ao vídeo "Rhythm", do Nooma, Rob Bell colocou algumas expressões de pessoas que mostram algum relacionamento com Deus creditando a Ele ter conseguido uma boa vaga em um estacionamento de Shopping Center, ou uma cura de um parente em detrimento da morte de um outro amigo no outro dia, ou de uma pessoa que conseguiu uma pexincha em uma roupa que queria. Será que Deus não é alguém que estaria interessado em coisas maiores como evitar Terremotos a curar algumas pessoas ou arrumar vagas para pessoas em estacionamento?
"Para muitas pessoas, o conceito de Deus é construído ao redor de um Deus que está fora de tudo, alguém que está em algum outro lugar, um Deus que fez o mundo mas se mantém fora dele e vê de algum lugar vantajoso, um Deus que está fora, e de tempo em tempo vem para cá"

Um Deus assim tem exigido que muitos tenham que provar sua existência, vemos na Bíblia que os autores bíblicos não vêem a necessidade de provar a existência de Deus, senão em mostrar o que Ele é.
"Disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou" (Êxodo 3:14)
Por isso, o pastor vê Deus como uma música, uma canção linda que é tocada no mundo inteiro em todas as épocas que muitos corações têm ouvido. E a questão nem é se essa música existe ou não ou se cantamos ou não a música, mas o quanto estamos em sintonia com ela.
O plano de Deus incluiu que Jesus viesse a terra para mostrar quem Ele é, assim é muito mais fácil de entender, a bondade, perdão, generosidade de Cristo mostram o quanto Deus é assim também, algo que podemos compreender muito mais do que muitos tratados ou descrições.
Falou também como muita gente pode entender tudo de música e conhecer técnicas que lhe permitem ouvir muito mais do que os ouvidos menos treinados, é possível para ele aproveitar menos da música do que alguém que até não chegou a conhecê-la tanto assim. Há muita gente que pode ser um grande erudito mas perder o relacionamento com Deus enquanto pessoas que estão engatinhando na fé, podem estar muito mais acostumadas a ouvir "a música".
Quando alguém mostra algum ato generoso ou abnegado, é alguém que está naquele momento em sintonia com o que Deus está promovendo, quando vemos um ato egoista ou mesquinho é um momento em que estamos fora do tom.
A dispeito de nossa visão do quanto Deus tem o controle de nosso dia a dia total ou não, aprendemos com essa mensagem que nosso dia a dia com Deus é mostrado muito mais no quanto fazemos está de acordo com o que Deus se interessa do que o que imaginamos o que ele faça ou tenha que fazer para nós.
"Que você perceba que a música está escrita em seu coração. E quando você viver em sintonia com a música, no tom do criador do universo, então você vai perceber que ESTÁ em relacionamento com o Deus vivo"

terça-feira, 15 de agosto de 2006

Mais insights de quem já plantou uma igreja

Esta é do livro muito bom que li "Velvet Elvis", de Rob Bell, o mesmo que produziu alguns DVDs que assistimos do Nooma:
O Pessoal que está plantando igrejas ou que quer plantar um dia, sempre me pergunta quando cheguei a conclusão que era hora de fazê-lo. E, na verdade, sempre tinha uma resposta pronta: Eu soube quando eu não ligava mais se o projeto teria sucesso.
É sério! Eu tive essa conclusão em Outubro de 1998 quando concluí que se tivéssemos 13 pessoas se juntando a nós, e fosse somente isso, pra mim estaria tudo bem.
Essa coisa dentro de mim era tão forte que eu tinha que fazer algo. Você consegue administrar esse sentimento? Esse senso que há alguma coisa no profundo do seu ser que você tem que fazer, e se não fizer, você estará violentando alguma coisa... ou alguém?
Melhor tentar e falhar, porque no mínimo você está sendo autêntico consigo mesmo.
E o pior de tudo seria passar avida pensando. E se...

Hoje Rob Bell está a frente da Mars Hill Bible Church em Michgan, uma das 50 mais influentes dos Estados Unidos.

domingo, 6 de agosto de 2006

Domingo


Ontem assistimos ao vídeo "Sunday" do Nooma. Rob Bell, como nós, cresceu na igreja, mas ele colocou algumas inquietações que nos desafiaram a pensar: Será que tudo isso que vemos como igreja hoje era o que Deus tinha em mente?
O pastor apresentou várias oportunidades que mostravam que Jesus recebia muito bem a qualquer um que apresentasse sinceridade em sua busca por Deus a dispeito de qualquer problema que tivesse, mas era implacável com aqueles que mostravam seguir a Deus mas faziam realmente mal a todos os seus seguidores (Mt 23:1-7), a preocupação dos que estavam à frente da igreja era muito mais parecer importante aos outros do que seguir a Deus. Fico pensando no quão semelhante é o ambiente cristão hoje.
Tivemos um exemplo interessante: um marido leva flores a sua mulher, ela fica contente mas ele fala que é sua obrigação dar-lhe flores, ou que elas estavam baratas e resolveu comprá-las ou que sabia que ela iria precisar delas. Toda mulher detestaria o presente assim, pois ela não quer suas flores, quer seu coração.
E vemos Deus mostrando um desgosto enorme pelas reuniões religiosas que expressavam boas palavras mas corações vazios de pessoas que eram grandes crentes no culto, mas não se preocupavam com as pessoas no dia a dia.
Por que você vai ao culto? Por que você dá o dízimo? Por que você oferta? Seu coração reflete o seu sacrifício?
É de se pensar muito, pensamos no quanto o domingo pode ser rotineiro e deixarmos de pensar no por quê de tudo que fazemos, pensamos no quanto gastamos tanto tempo para o domingo e desprezamos o que é a igreja nos outros dias da semana.
Mas o que é igreja?
"é um edifício? É uma hora na semana?
Igreja é pessoas cujos corações batem cada vez mais como o coração de Deus"

Seu coração se interessa pelo que Deus se interessa? Pelo que Deus se interessa hoje no mundo?
"Sejamos honestos. Muitas pessoas confundem religião com Deus e fogem dos dois. O negócio não é o Cristianismo. O negócio é ser cristão. O que significa ser um seguidor de Jesus. É estar conectado com tudo o que é verdadeiro e bom e justo. E tudo isso nos lembra que há muito mais coisas ao nosso redor do que podemos imaginar.
E ser cristão assim poderia ser mais bonito?"

Trocando figurinhas

E falo de trocar figurinhas mesmo!
Na minha infância e adolescência cheguei a colecionar muitos albuns, não consegui completar nenhum (exceto o Paulistinha, que todo mundo também completou), joguei muito álbum fora. À medida que minha filha cresceu ela acabou entrando nessa onda também, o problema hoje é que tem álbum demais, ela começou a colecionar o álbum das Princesas (Disney), mas suas outras amigas colecionam cada uma um álbum diferente. É complicado colecionar um álbum sozinho.
Fui comprando os pacotinhos para ela completar seu álbum quando vi o bolo de repetidas crescerem, o que é uma tendência natural, pois só por uma questão estatística, quanto mais um álbum está cheio, menos vamos aproveitar cada pacotinho comprado. Aí que sabia que existiam alguns lugares para troca de figurinhas quando organizei suas repetidas, organizei uma lista das figurinhas que faltavam e fui com ela a uma revistaria muito legal daqui do Mandaqui para troca:
  • Oficina Cultural,
    Rua Augusto Toller 1029, atrás do hospital do Mandaqui
    Tel: 6950-2982

  • Eu conhecia essa revistaria pelo café legalzinho que eles montaram no fundo, mas soube também que eles tem um clube de troca de figurinhas todo sábado de manhã, cheguei lá às 11:00 e já estava cheio, na verdade o pessoal começa a chegar lá pelas 10:00 e até ao meio dia ainda chegava gente. Foi uma loucura, como falei, a revistaria estava lotada de gente trocando suas figurinhas, encontrei alguns pais do meu condomínio, alguns da escola da minha filha, tanto para troca de figurinhas do álbum das Princesas como para os álbuns dos Rebeldes, Carros e ainda da Copa 2006! E, na verdade, os pais (como eu) eram que estavam se divertindo, cheguei lá com o álbum faltando 67 figurinhas, saí de lá faltando apenas 2!!! A regra varia a cada troca, não é permitida a venda, mas é muito importante a boa vontade, pois ninguém está lá para ganhar dinheiro mas para encher o álbum, e encontrei realmente muita boa vontade lá. Me diverti muito, acho que hoje não vamos jogar fora mais álbuns incompletos como antes.

    Tags -

    quarta-feira, 2 de agosto de 2006

    Reflexões de quem já completou dois anos...

    de ter plantado a Ridge Stone church.
    Gary Lamb listou 21 lições após dois anos de plantação de sua igreja.
    Encontrei esse link no Church Markenting Sucks, mas o Alexandre Seloti fez o grande favor de traduzi-la integralmente, aí vai:
    Eu estive pensando em algumas das lições que eu aprendi nos últimos dois anos e estes pensamentos pularam para fora de mim:

    1.) Se você verdadeiramente acredita em sua visão então 99% das decisões já estão tomadas. Te poupa muito trabalho.
    2.) Deus enviará o andaime. Você precisa de andaimes para construir uma casa, mas uma vez construída o andaime não permanece. Deus nos enviou algumas GRANDES e ABENÇOADAS pessoas que eram andaimes. Eu odiei os ver partirem, mas eu percebo agora que Deus os enviou durante um tempo e para um propósito.
    3.) Você PODE construir uma igreja sem um edifício. Todo o mundo me falou "você não pode nesta região" mas, Deus fez isto aqui. Eu realmente joguei para o alto a nossa procura por "terra firme" ultimamente para estarmos preparados, mas a falta de um edifício nunca será uma desculpa para nós não crescermos.
    4.) Você pode conduzir seu pessoal vivendo COM eles em vez de estar SOBRE eles.
    5.) As pessoas querem um pastor que é o mesmo de segunda a sábado que ele é de domingo.
    6.) Você não pode crescer como um líder sem ter mentores que estão à frente de você no jogo. Eu agradeço Deus por essas pessoas em minha vida.
    7.) Eu tenho a melhor esposa do mundo. Ela é a melhor esposa de pastor do mundo porque o ministério dela é nossa família, não a Ridge Stone Church.
    8.) Deus VAI enviar cristãos que irão abrir mão de sua visão. Me levou um ano para entender isto.
    9.) Vá atrás daqueles que nenhuma outra igreja quer e peça a Deus que os envie a você.
    10.) Seja você mesmo. Me ame ou me odeie, eu sou quem eu sou. A maioria dos pastores são o que eles pensam que deveriam ser.
    11.) Haverá críticos. Somente líderes inseguros sentem a necessidade de se defender.
    12.) Você tem que crescer antes do crescimento de sua igreja.
    13.) Brigue, arranhe, e mate se necessário para manter o GRANDE MOMENTO acontecendo. Isto é vital.
    14.) Ministre a visão PELO MENOS a cada dois meses. Você pensa que seu pessoal está cansado disto, mas eles não vivem com ela como você vive e se esquecerão dela.
    15.) Valores Essenciais não são alguma coisa escrita, eles são algo que você vive.
    16.) Tenha visão de túnel.
    17.) Se você não tem amizade com sua equipe, então por que eles estão por perto?
    18.) Abrir mão das pessoas leigas de fato faz da igreja o que ela é.
    19.) CORRA para a confrontação.
    20.) Ame seu pessoal não importa a situação.
    21.) Tudo se resume em duas coisas: Jesus e pessoas