terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Por uma Páscoa com significado

Ontem fui ao mercado e vi que já estão se preparando para a Páscoa, já estão preparando aquelas grades para preparar os tetos com ovos de chocolate. E você, qual sua preparação para a próxima Páscoa?
Tenho visto alguns exemplos interessantes de comunidades que estão aproveitando o período de Quaresma para dar um significado especial para a Páscoa, vi que o dia de cinzas assim como o período da quaresma vem de muito tempo na história da igreja cristã, infelizmente muitos dos protestantes tem ignorado essa tradição para se diferenciar históricamente da igreja que reformamos.
E digo infelizmente por causa dessa oportunidade que esse período pode trazer, tá certo que santificação é todo dia, tá certo que a busca a Deus deve ser diária, mas que tal tomarmos os próximos dias até a Páscoa para refletirmos a respeito de nós mesmos, no quanto estamos realmente santificando todo dia, ou o que temos provado com nossa vida o significado de ser cristão, ou o que significa o sacrifício de Jesus por nós, ou também no quanto nossa vida tem sido semelhante a Jesus. Há muito o que pensar.
Com a correria do todo dia, acabamos vivendo no automático com tantas coisas na cabeça, que às vezes nem paramos para pensar em tudo isso. Por isso que estou propondo retomar essa oportunidade interessante, emprestei de um outro blogueiro um plano de leitura bíblica dos quatro evangelhos até a páscoa, criei um blog para auxiliar-nos nesta leitura e abri um espaço ao lado no blog (O Desafio da Quaresma) atualizando-o das leituras do dia e das mensagens postadas nesse blog. Vou enviar à comunidade esse plano em um documento do Word e a quem mais me pedir nos comentários.
Convido você a caminhar comigo na leitura dos evangelhos como ponto inicial, dedique alguns dias com algumas disciplinas espirituais e se permita algumas surpresas de fazer muito mais do que você tem feito na sua vida cristã. Você vai ver o quanto essa Páscoa será especial, e é isso que desejo a todos nós.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Paixão e impulso

"O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi vendeu tudo o que tinha e a comprou" (Evangelho de Mateus 13:45 e 46)

A gente estava conversando sobre compras de impulso, aquelas que os marketeiros colocam produtos estratégicamente ao nosso alcance para despertar o desejo em uma hora que nossas defesas estão baixas para não resistir ao impulso de levar o produto para casa. Tem gente que até carro já levou por impulso!
Acho que essa passagem ilustra uma compra de impulso maior do que o cara que comprou um carro enquanto a esposa esperava na fila na frente do stand, ele viu que a pérola era valiosíssima, talvez possa ter pensado que não teria outra oportunidade de ter uma pérola de tal valor, e despertou-se o desejo, talvez sua respiração possa até ter aumentado, o coração bateu mais forte, ter aquela pérola valeria toda a riqueza que acumulara até então.
E Jesus comparou essa oportunidade ao Reino, à medida que o Reino está ao nosso alcance, a oportunidade é realmente inestimável, todo nosso esforço em seguir a Jesus valeria a pena. Essa nova realidade do Reino tem o valor de levar tudo aquilo que a gente tinha e era ao ocaso. Valeria a pena a ofegância por ele, valeria a pena perder o sono por ele. O Reino é mais do que tudo aquilo que a gente poderia ter e alcançar.
Uma outra coisa interessante nesse processo do merchant é sua reação, foi algo imediato, foi uma reação desmedida, apaixonada. Nosso crescimento em um ambiente protestante nos fez mais contidos, mais racionais. Só que infelizmente, as ações domadas e racionais não fazem heróis nem geram fatos históricos. O Reino é feito de passionalidade, precisamos resgatar nossa paixão pelo Reino, começar buscas apaixonadas pela Palavra, uma vida apaixonada de adoração, uma comunidade apaixonada pelo Reino, que só Deus sabe o que pode ocorrer.
Já vibramos por muita coisa que não vale 1% do nosso tempo, mas o Reino vale.
Minha oração é por uma comunidade apaixonada que tenha ações passionais pelo Reino em nosso bairro.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Trees - Árvores

Nesse nosso reencontro, refletimos a respeito do Nooma: Trees (Árvores), a pergunta que Rob Bell abre esta meditação como em um mundo de tantas coisas boas vieram a conviver com tanta tristeza e dor? O pastor vai ao livro de Gênesis e conta a história de como Deus criou o homem, a mulher após ter criado o mundo, Deus deu a eles um trabalho significativo de se associar a ele em cuidar desse mundo, havia uma árvore no meio do jardim que era a árvore do conhecimento do bem e do mal e lhes colocou as condições, que eles poderiam viver da forma que quisessem, ou da forma que Deus acharia melhor, a escolha era deles, mas não só deles, a escolha ainda é nossa.
Aí vamos até Apocalipse, onde Deus fala que torna todas as coisas novas, dá a cura às nações e nos permite ver uma eternidade onde todos se enterão, participaremos com Deus no cuidado desse mundo o qual também terá uma árvore.
A nova pergunta que surge é: se somos um ponto pequeno entre estas duas árvores, qual o propósito de tudo isso?
O pensamento religioso tem promovido como se vivêssemos um pedaço de existência hoje e tudo começaria do zero algum tempo depois, seja por reencarnação, seja por uma existência completamente nova em outro mundo etc. Restaria a nós desejar e esperar que um novo dia chegue para que as coisas recomecem algum dia. Mas o ensinamento de Cristo é mudarmos nossa vida hoje, vivermos a fé hoje e provarmos a beleza que Deus espalhou nesse mundo entre as coisas e as pessoas.
"Vivemos entre as árvores em um mundo cheio de Deus"
Alguns vêem a fé como um seguro de que nada mal vá acontecer após a morte ou a uma sala de espera para um próximo lugar, o que parece tirar o sentido dessa vida que vivemos agora. Mas para o que serve uma fé que não nos ajuda a viver hoje e não nos permite entender o momento que vivemos agora?. Os seguidores de Jesus são aqueles que trabalham para um mundo para o qual Deus pretendeu que fosse, um seguidor de Jesus nunca vai deixar de viver.
A gente tem aquela mania de esperar que tudo se arranje quando alguma coisa acontecer, já ouvi muita conversa de "quando o avivamento chegar ai...", mas as palavras de Cristo é de mudança da nossa vida hoje, não há o que esperar.
Que sejamos o tipo de pessoas que estão plantando as árvores do paraíso que Deus já está preparando.

Plantando a semente

Nesta sexta-feira, reiniciamos nossos encontros. Foi um momento muito especial afinal, depois de merecidas férias, nos reencontramos e pudemos estabelecer algumas metas para o futuro.
Ao pensar em algumas músicas para refletirmos, pensei no texto de Eclesiastes 11.7-10 e 12.1-8, quando o sábio reflete sobre sua existência, tudo que adquiriu e desfrutou. Leia o texto, medite nele e, se puder, leia o livro Quando tudo não é o bastante, do rabino Harold Kushner. Sem combinarmos, acredito que a idéia combinou muito com o vídeo que assistimos do Nooma (breve o Luis escreve mais sobre o assunto), quando refletimos sobre a necessidade que temos de entender que o Reino de Deus não é apenas algo "por vir", mas algo que já teve início, a partir da morte e ressurreição de Cristo. A sua "im-plantação" (o vídeo nos fez pensar literalmente em "plantar") está nas mãos daqueles que já assumiram o compromisso com Ele. Pensando em uma trilha sonora para essa meditação, escolhi duas músicas:


Epitáfio
Sérgio Britto

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
Até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me
proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

Você pode ter
Sérgio Pimenta


Você pode ter
A casa repleta de amigos
Paredes e pisos cobertos de bens
Ter um carro do último tipo
E andar conforme der na cabeça...
Ou pode até ser
Um cara que vive apertado
Até mesmo dentro de um lotação
Curtindo assim mesmo um fim de semana
Ao andar conforme der na cabeça...

Mas sempre será como folha no vento
Esperando o momento de cair...
Você pode ter tudo aquilo que sonhar
Mas nunca terá a paz que existe lá dentro,
Que não se encontra prá poder comprar
Porque essa paz só tem a pessoa
Que se encontra com Cristo