sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Plantando a semente

Nesta sexta-feira, reiniciamos nossos encontros. Foi um momento muito especial afinal, depois de merecidas férias, nos reencontramos e pudemos estabelecer algumas metas para o futuro.
Ao pensar em algumas músicas para refletirmos, pensei no texto de Eclesiastes 11.7-10 e 12.1-8, quando o sábio reflete sobre sua existência, tudo que adquiriu e desfrutou. Leia o texto, medite nele e, se puder, leia o livro Quando tudo não é o bastante, do rabino Harold Kushner. Sem combinarmos, acredito que a idéia combinou muito com o vídeo que assistimos do Nooma (breve o Luis escreve mais sobre o assunto), quando refletimos sobre a necessidade que temos de entender que o Reino de Deus não é apenas algo "por vir", mas algo que já teve início, a partir da morte e ressurreição de Cristo. A sua "im-plantação" (o vídeo nos fez pensar literalmente em "plantar") está nas mãos daqueles que já assumiram o compromisso com Ele. Pensando em uma trilha sonora para essa meditação, escolhi duas músicas:


Epitáfio
Sérgio Britto

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
Até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me
proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

Você pode ter
Sérgio Pimenta


Você pode ter
A casa repleta de amigos
Paredes e pisos cobertos de bens
Ter um carro do último tipo
E andar conforme der na cabeça...
Ou pode até ser
Um cara que vive apertado
Até mesmo dentro de um lotação
Curtindo assim mesmo um fim de semana
Ao andar conforme der na cabeça...

Mas sempre será como folha no vento
Esperando o momento de cair...
Você pode ter tudo aquilo que sonhar
Mas nunca terá a paz que existe lá dentro,
Que não se encontra prá poder comprar
Porque essa paz só tem a pessoa
Que se encontra com Cristo