sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Paixão e impulso

"O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi vendeu tudo o que tinha e a comprou" (Evangelho de Mateus 13:45 e 46)

A gente estava conversando sobre compras de impulso, aquelas que os marketeiros colocam produtos estratégicamente ao nosso alcance para despertar o desejo em uma hora que nossas defesas estão baixas para não resistir ao impulso de levar o produto para casa. Tem gente que até carro já levou por impulso!
Acho que essa passagem ilustra uma compra de impulso maior do que o cara que comprou um carro enquanto a esposa esperava na fila na frente do stand, ele viu que a pérola era valiosíssima, talvez possa ter pensado que não teria outra oportunidade de ter uma pérola de tal valor, e despertou-se o desejo, talvez sua respiração possa até ter aumentado, o coração bateu mais forte, ter aquela pérola valeria toda a riqueza que acumulara até então.
E Jesus comparou essa oportunidade ao Reino, à medida que o Reino está ao nosso alcance, a oportunidade é realmente inestimável, todo nosso esforço em seguir a Jesus valeria a pena. Essa nova realidade do Reino tem o valor de levar tudo aquilo que a gente tinha e era ao ocaso. Valeria a pena a ofegância por ele, valeria a pena perder o sono por ele. O Reino é mais do que tudo aquilo que a gente poderia ter e alcançar.
Uma outra coisa interessante nesse processo do merchant é sua reação, foi algo imediato, foi uma reação desmedida, apaixonada. Nosso crescimento em um ambiente protestante nos fez mais contidos, mais racionais. Só que infelizmente, as ações domadas e racionais não fazem heróis nem geram fatos históricos. O Reino é feito de passionalidade, precisamos resgatar nossa paixão pelo Reino, começar buscas apaixonadas pela Palavra, uma vida apaixonada de adoração, uma comunidade apaixonada pelo Reino, que só Deus sabe o que pode ocorrer.
Já vibramos por muita coisa que não vale 1% do nosso tempo, mas o Reino vale.
Minha oração é por uma comunidade apaixonada que tenha ações passionais pelo Reino em nosso bairro.