sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Trees - Árvores

Nesse nosso reencontro, refletimos a respeito do Nooma: Trees (Árvores), a pergunta que Rob Bell abre esta meditação como em um mundo de tantas coisas boas vieram a conviver com tanta tristeza e dor? O pastor vai ao livro de Gênesis e conta a história de como Deus criou o homem, a mulher após ter criado o mundo, Deus deu a eles um trabalho significativo de se associar a ele em cuidar desse mundo, havia uma árvore no meio do jardim que era a árvore do conhecimento do bem e do mal e lhes colocou as condições, que eles poderiam viver da forma que quisessem, ou da forma que Deus acharia melhor, a escolha era deles, mas não só deles, a escolha ainda é nossa.
Aí vamos até Apocalipse, onde Deus fala que torna todas as coisas novas, dá a cura às nações e nos permite ver uma eternidade onde todos se enterão, participaremos com Deus no cuidado desse mundo o qual também terá uma árvore.
A nova pergunta que surge é: se somos um ponto pequeno entre estas duas árvores, qual o propósito de tudo isso?
O pensamento religioso tem promovido como se vivêssemos um pedaço de existência hoje e tudo começaria do zero algum tempo depois, seja por reencarnação, seja por uma existência completamente nova em outro mundo etc. Restaria a nós desejar e esperar que um novo dia chegue para que as coisas recomecem algum dia. Mas o ensinamento de Cristo é mudarmos nossa vida hoje, vivermos a fé hoje e provarmos a beleza que Deus espalhou nesse mundo entre as coisas e as pessoas.
"Vivemos entre as árvores em um mundo cheio de Deus"
Alguns vêem a fé como um seguro de que nada mal vá acontecer após a morte ou a uma sala de espera para um próximo lugar, o que parece tirar o sentido dessa vida que vivemos agora. Mas para o que serve uma fé que não nos ajuda a viver hoje e não nos permite entender o momento que vivemos agora?. Os seguidores de Jesus são aqueles que trabalham para um mundo para o qual Deus pretendeu que fosse, um seguidor de Jesus nunca vai deixar de viver.
A gente tem aquela mania de esperar que tudo se arranje quando alguma coisa acontecer, já ouvi muita conversa de "quando o avivamento chegar ai...", mas as palavras de Cristo é de mudança da nossa vida hoje, não há o que esperar.
Que sejamos o tipo de pessoas que estão plantando as árvores do paraíso que Deus já está preparando.